O Diagnóstico
1. Diagnostico
1.1. Descrição e localização contextual
Quem é o sujeito e qual o meio?
· O sintoma da aprendizagem é uma conduta desviada que ocorre em relação ao meio.
1.2. Sintomas
· Emergente da personalidade em interação com o sistema social e seus mediadores.
O sintoma caracteriza-se:
a. Campo:
Educação assistemática e sistemática.
b. Expressão no tempo pode ser:
Predominante, alternadamente, concomitantemente.
QUADRO SEMIOLÓGICO
1.3. Descrição e exploração do momento histórico atual
e
1.4. Descrição e explicação histórica
As causas atuais são a-históricas, contemporâneas ao sintoma, são o subfenômeno do sintoma.
Gnosiologia das dificuldades de aprendizagem
As gnosiologias se dão em três níveis:
· Nível semiológico (sintomas)
· Nível patogênico (causas a-historicas)
· Nível etiológico (causas históricas – genéticas)
Nível semiológico (ver sintomas acima)
Nível patogênico (causas a-historicas)
· Estruturas cognocitivas
· Afetividade (aonde o sujeito coloca a causa de fracasso ou êxito, podendo ser interno ou externo a ele)
· Funções
Processo assimilação acomodação de Piaget
A aprendizagem leva a adaptação do sujeito aos relacionamentos e ao meio, gerando desenvolvimento dos sujeitos envolvidos na relação e do próprio meio, que por sua vez conduzem a novas aprendizagens e assim por diante; em Piaget(1975,p.14) a assimilação/acomodação/desacomodação/equilibração,embora sejam processos distintos,não acontecem isoladamente, nem perdem a continuidade.
Dois videos sobre a teoria de Piaget:
Nível etiológico (causas históricas – genéticas)
· Podem ter origem na afetividade
· Na organização
· Origem e evolução das causas
1.5. Desvios e assincronias
Desvio: “quantidade pela qual uma medida difere ou afasta-se de um determinado ponto de referencia ou parâmetro”.
*Parâmetros:
· Pauta formal (espectro)
· Idade cronológica
· Nível de pensamento alcançado
Falsas ausências de desvios
· Aprendizagens imitativas, memorizadas,
· Acima da estrutura cognitiva,
· Adequadas à estrutura cognitiva, mas sem compreensão.
Prognóstico e indicações
· Hipótese ou predição a partir dos dados obtidos
· Fundamenta-se nas leis gerais da disciplina
· Nas informações especificas do sujeito
Característica do prognóstico
· Não pode transcender o alcance dos enunciados legais
· Não pode ser mais preciso que a informação
· É condicional, não categórico
· Pode ser estabelecido: com ou sem agente corretor
Indicações
· Gerais: outras disciplinas
· Especificas: refere-se às constantes de enquadramento
Nenhum comentário:
Postar um comentário