quinta-feira, 7 de abril de 2011

Aula sete...

O Diagnóstico

1.    Diagnostico
1.1. Descrição e localização contextual
Quem é o sujeito e qual o meio?
·         O sintoma da aprendizagem  é uma conduta desviada que ocorre em relação ao meio.

1.2. Sintomas
·         Emergente da personalidade em interação com o sistema social e seus mediadores.
O sintoma caracteriza-se:
a.    Campo:
Educação assistemática e sistemática.

b.    Expressão no tempo pode ser:
Predominante, alternadamente, concomitantemente.

QUADRO SEMIOLÓGICO

1.3. Descrição e exploração do momento histórico atual
                         e
1.4. Descrição e explicação histórica
As causas atuais são a-históricas, contemporâneas ao sintoma, são o subfenômeno do sintoma.


Gnosiologia das dificuldades de aprendizagem
As gnosiologias se dão em três níveis:
·         Nível semiológico (sintomas)
·         Nível patogênico (causas a-historicas)
·         Nível etiológico (causas históricas – genéticas)

Nível semiológico (ver sintomas acima)

Nível patogênico (causas a-historicas)
·         Estruturas cognocitivas
·         Afetividade (aonde o sujeito coloca a causa de fracasso ou êxito, podendo ser interno ou externo a ele)
·         Funções

Processo assimilação acomodação de Piaget
A aprendizagem leva a adaptação do sujeito aos relacionamentos e ao meio, gerando desenvolvimento dos sujeitos envolvidos na relação e do próprio meio, que por sua vez conduzem a novas aprendizagens e assim por diante; em Piaget(1975,p.14) a assimilação/acomodação/desacomodação/equilibração,embora sejam processos distintos,não acontecem isoladamente, nem perdem a continuidade.


Dois videos sobre a teoria de Piaget:


Nível etiológico (causas históricas – genéticas)
·         Podem ter origem na afetividade
·         Na organização
·         Origem e evolução das causas

1.5. Desvios e assincronias
Desvio: “quantidade pela qual uma medida difere ou afasta-se de um determinado ponto de referencia ou parâmetro”.
        
         *Parâmetros:
·         Pauta formal (espectro)
·         Idade cronológica
·         Nível de pensamento alcançado

Falsas ausências de desvios
·         Aprendizagens imitativas, memorizadas,
·         Acima da estrutura cognitiva,
·         Adequadas à estrutura cognitiva, mas sem compreensão.

Prognóstico e indicações
·         Hipótese ou predição a partir dos dados obtidos
·         Fundamenta-se nas leis gerais da disciplina
·         Nas informações especificas do sujeito

Característica do prognóstico
·         Não pode transcender o alcance dos enunciados legais
·         Não pode ser mais preciso que a informação
·         É condicional, não categórico
·         Pode ser estabelecido: com ou sem agente corretor

Indicações
·         Gerais: outras disciplinas
·         Especificas: refere-se às constantes de enquadramento
·         Intermediarias: indicações a escola, atividades extra-curriculares.

até a proxima...

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