O Processo Diagnóstico
Esquema seqüencial da epistemologia convergente
Ações entrevistador | Procedimentos internos do entrevistador | |
SINTOMAS | EOCA | · Ler sistemas de hipóteses, · Organizar o 1º sistema de hipóteses, · Traçar linha de investigação. |
PATOGOLIA | Testes | · Escolher os instrumentos, · Elaborar o 2º sistema de hipóteses, · Traças linha de investigação. |
ETIOLOGIA | Anamnese | · Verificar e descartar o 2º sistema, · Formular o 3º sistema de hipóteses. |
Elaboração do Informativo | · Elaborar uma imagem do sujeito articulando a aprendizagem com aspectos energéticos, estruturais, atuais e históricos. |
Visca:
Quanto maior for o que conheço maior vai ser a capacidade de prognostico, quanto menor for o que conheço menor vai ser a capacidade de prognostico!
Esquema evolutivo da aprendizagem
Nível de organização
· Protoaprendizagem: primeiras relações vinculares
· Deuteroaprendizagem: aprendizagem no meio familiar
· Aprendizagem assistemática: aprendizagem na comunidade
· Aprendizagem sistemática: aprendizagem na educação formal
O processo corretor
“processo é o transcurso do que vai se sucedendo e é uma característica de toda coisa, de estar, a cada instante, de uma forma distinta da anterior. Processo é sinônimo do que esta para acontecer, ou seja, é um movimento pelo qual as coisas se transformam”.
Visca
“corretor: esta formado pelas raízes co e regir sendo 1º prefixo latino da preposição “com” e sendo a 2ª ação do correto funcionamento de um aparelho ou organismo”.
Visca
Unidade de análise
1. A relação
· Assimétrica
· Exige adaptação ativa
· Envolve uma tarefa
“o agente corretor opera como um continente transformador dos conteúdos não metabolizados do sujeito”.
2. O sujeito
· Semiologia (sintomas)
· Patologia (obstáculos)
3. O agente corretor
· Recursos clínicos
Os recursos
1. Incide sobre alguma conduta com o intuito de modificá-la;
2. Tem como base uma hipótese baseada no existente, na variável e no emergente;
3. cada recurso é um diferente forma de uma mesma entidade;
4. deve por em jogo a resposta mais ativa possível, por parte de sujeito;
5. a eficácia só será comprovada pelo emergente imediato ou mediato.
Os recursos são formas de modificar as condutas da criança frente a aprendizagem
Quais são os recursos?
Mudança de situação
· modificação de uma ou parte de uma constante de enquadramento,
· produz uma modificação do subsistema (personalidade)
Informação
· é dar ao sujeito um elemento para que a criança busque a resposta,
· pode ser:
o intrabox (no consultório)
o extrabox (fora do consultório)
· informação com redundância
Modelo de alternativas múltiplas
· enumeração não taxativa de ações para o sujeito
Acréscimo de modelo
· não é um “contra-modelo” mas sim a ampliação da conduta do sujeito
Mostra
· é ação não verbalizada que pode recair sobre:
o os objetos,
o a relação do sujeito com os objetos,
o a relação do sujeito consigo mesmo.
Explicação intra-psiquica
· descrição e explicação dos mecanismo energéticos e estruturais utilizados na aprendizagem.
Assinalamento e interpretação
· comunicação respectivamente incompleta ou completa de um segmento de conduta
Dramatização
· situação cotidianas (familiares, escola...)
indicação FILME: “Elefante”
ELEFANTE - Um belo dia de outono, tão belo que não merecia ser ofuscado. Mas mesmo na tranqüilidade de um subúrbio em Portland (no estado norte-americano de Oregon), a latente agressividade humana se sobressai. Elefante, de Gus Van Sant, baseia-se no mesmo argumento que Tiros em Columbine de Michael Moore, o assassinato de 14 jovens e um professor em Columbine High School, em 1999, por dois estudantes. Contudo, esse filme mostra-se diferente da ótima película de Moore. A narrativa parte da perspectiva de alguns alunos, envolvidos de alguma forma na iminente tragédia. A obscuridade da mente confusa dos adolescentes ganha espaço e mostra do que é capaz. Sem apelar para a violência gratuita, ou o sensacionalismo Van Sant, consegue perpetuar na memória de cada espectador as impressões de uma tragédia que chocou e botou em xeque o “American way of life”.
Gênero: Drama
Duração: 81 min.
Ano de Lançamento (EUA): 2003
Diretor: Gus Van Sant
Distribuidora: HBO Films
Duração: 81 min.
Ano de Lançamento (EUA): 2003
Diretor: Gus Van Sant
Distribuidora: HBO Films
maravilha !!!
ResponderExcluir