Leitura:
“Los âmbitos de La psicopedagogía” – Jorge Visca (1997)
Visca descreve neste texto as quatro unidades de analise:
1. Individuo
2. Grupo
3. Instituição
4. Comunidade
Coloca a questão da ampliação do campo psicopedagógico em relação ao individuo, das crianças a terceira idade e a assistência a prevenção.
Também destaca os tipos de aprendizagem: sistemática (escolar-formal) e assistemática (informal).
O grupo é o conjunto de indivíduos e para trabalhar com este Visca diz que precisamos saber quem são os indivíduos que formam o grupo, alem de existir dois conhecimentos necessários para trabalhar com o grupo:
1. Coordenar as interações
2. Centrar as tarefas na aprendizagem.
Os dois momentos nos quais se da a abordagem em grupo são: o diagnostico(1) e o terapêutico(2).
1. O momento diagnostico subdivide-se também em dois: o individual e o grupal.
2. O momento terapêutico se dá em três instancias:
1º. Confusão
2º. Dissociação
3º. Integração
A instituição supera o nível grupo, nesta unidade é concebido um conjunto de normas, costumes e usos.
Em Santo André-SP, Visca descreve o programa implantado como 7 etapas.
Presencial | 1º. | Enquadre de tarefas |
2º. | Análise bibliográfica | |
3º. | Reelaboração conceptual e dramatização de situações fictícias | |
4º. | Elaboração do projeto | |
Distância | 5º. | Análise do projeto |
6º. | Implementação do projeto | |
7º. | Supervisão do projeto |
Na instituição a ordem que se segue é a da hierarquia.
A comunidade é superior a da instituição é a unidade de analise que se dá pelas três anteriores.
Os Objetivos de Estudo da Pp
· Dois enfoques:
o Preventivo (possibilidades)
o Terapêutico (dificuldades)
Então, a aprendizagem esta ligada com a concepção de homem que cada Psicopedagogo tem.
Trabalho Clínico
Se dá na relação entre o sujeito e a aprendizagem.
O que o sujeito aprende e o que ele não aprende, como aprende e como não aprende e por que aprende e porque não aprende.
Trabalho Institucional
Esse se dá como preventivo e tem como objetivo:
· Os processos
· E as dinâmicas
ASPECTOS HISTÓRICOS
Trabalho Preventivo
1º nível:
· Diminuição a freqüência dos problemas de aprendizagem
· Pais e filhos
2º nível:
· Diminuir e tratar problemas já existentes
3º nível:
· Procedimentos clínicos – eliminar transtornos já existentes, prevenindo o surgimento de outros
Em relação a formação do Pp, Fernandez coloca três pontos: a prática, a construção teórica e o tratamento Psicoterapêutico(supervisão).
Nádia Bossa falando um pouco sobre a Psicopedagogia e o sujeito:
Nádia Bossa falando um pouco sobre a Psicopedagogia e o sujeito:
Nenhum comentário:
Postar um comentário