sábado, 26 de março de 2011

Aula dois...

Leitura:
“Los âmbitos de La psicopedagogía” – Jorge Visca (1997)

Visca descreve neste texto as quatro unidades de analise:
1.   Individuo
2.   Grupo
3.   Instituição
4.   Comunidade

Coloca a questão da ampliação do campo psicopedagógico em relação ao individuo, das crianças a terceira idade e a assistência a prevenção.
Também destaca os tipos de aprendizagem: sistemática (escolar-formal) e assistemática (informal).
O grupo é o conjunto de indivíduos e para trabalhar com este Visca diz que precisamos saber quem são os indivíduos que formam o grupo, alem de existir dois conhecimentos necessários para trabalhar com o grupo:
1.   Coordenar as interações
2.   Centrar as tarefas na aprendizagem.

Os dois momentos nos quais se da a abordagem em grupo são: o diagnostico(1) e o terapêutico(2).
1.   O momento diagnostico subdivide-se também em dois: o individual e o grupal.
2.   O momento terapêutico se dá em três instancias:
1º. Confusão
2º. Dissociação
3º. Integração

A instituição supera o nível grupo, nesta unidade é concebido um conjunto de normas, costumes e usos.
Em Santo André-SP, Visca descreve o programa implantado como 7 etapas.

Presencial
1º.
Enquadre de tarefas
2º.
Análise bibliográfica
3º.
Reelaboração conceptual e dramatização de situações fictícias
4º.
Elaboração do projeto
Distância
5º.
Análise do projeto
6º.
Implementação do projeto
7º.
Supervisão do projeto

Na instituição a ordem que se segue é a da hierarquia.

 A comunidade é superior a da instituição é a unidade de analise que se dá pelas três anteriores.


Os Objetivos de Estudo da Pp
·         Dois enfoques:
o   Preventivo (possibilidades)
o   Terapêutico (dificuldades)

Então, a aprendizagem esta ligada com a concepção de homem que cada Psicopedagogo tem.

Trabalho Clínico
Se dá na relação entre o sujeito e a aprendizagem.
O que o sujeito aprende e o que ele não aprende, como aprende e como não aprende e por que aprende e porque não aprende.

Trabalho Institucional
Esse se dá como preventivo e tem como objetivo:
·         Os processos
·         E as dinâmicas

ASPECTOS HISTÓRICOS


Trabalho Preventivo
1º nível:
·         Diminuição a freqüência dos problemas de aprendizagem
·         Pais e filhos
2º nível:
·         Diminuir e tratar problemas já existentes
3º nível:
·         Procedimentos clínicos – eliminar transtornos já existentes, prevenindo o surgimento de outros

Em relação a formação do Pp, Fernandez coloca três pontos: a prática, a construção teórica e o tratamento Psicoterapêutico(supervisão).

Nádia Bossa falando um pouco sobre a Psicopedagogia e o sujeito:




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