Olá pessoal!
Criei este blog com a intenção de postar algumas coisas que estamos estudando, para ajudar na divulgação de materiais facilitando discussões!
Então vamos começar...
Disciplina:
Psicopedagogia, Contextualização, Formação e Atuação Profissional
A primeira aula desta disciplina teve como tema:
“Da reeducação para a Psicopedagogia, um caminhar”
(Edith Rubinstein)
Durante esta aula escutamos muito falar de Jorge Visca então...
E quem foi Jorge Visca?
Jorge Pedro Luiz Visca nasceu em Baradero, província de Buenos Aires, em 14 de maio de 1935 e faleceu em 2000.
Graduou-se em Ciências da Educação em 1966, na Facultad de Filosofia Y Letras da Universidad Nacional de Buenos Aires.
Foi psicólogo social, formado na Escuela Privada de Enrique Pichon Rivière, em 1971.
Fundador dos Centros de Estudos Psicopedagógicos de Buenos Aires, de Misiones, do Rio de Janeiro, de Curitiba, de São Paulo e de Salvador.
Realizou numerosas publicações em seu país e no estrangeiro e participou de congressos internacionais representando a Argentina.
Foi membro de jurados para eleição de docentes nas Universidades de Buenos Aires, Lomas de Zamora e Comahue.
Foi membro do corpo editor de: Aprendizaje Hoy (Argentina) e Publicações especializadas de Brasil: revista Brasileira de Pesquisa em Psicologia, Revista Psicologia – USP e Revista Grupal da Federação Latinoamericana de Psicoterapia Analítica de Grupo.
Trabalhou como consultor e assessor na formação de profissionais em diversos Centros de Estudos Psicopedagógicos, em universidades no Brasil e na Argentina.
Publicou seu primeiro livro - Clínica psicopedagógica - em 1985, traduzido para o português em 1987.
Criador da Epistemologia Convergente linha que propõe um trabalho clínico utilizando-se da integração de três linhas da Psicologia: Escola de Genebra (Psicogenética de Piaget), Escola Psicanalítica (Freud) e Psicologia Social (Enrique Pichon Rivière).
Um pouco sobre Epistemologia Convergente!
A Epistemologia Convergente – a que faz convergir três abordagens conhecidas – apresenta uma dimensão clássica de clínica, propondo diagnóstico, tratamento corretor, prevenção etc.
Para compreendemos a aprendizagem Visca descreve a dependência das seguintes estruturas: a cognitiva/afetiva/social. As problemáticas de aprendizagem está indissociavelmente ligadas a alguns aspectos desse três fatores – sempre compreendidos de modo interdinâmico.
Para Visca, a inteligência vai se construindo a partir da interação do sujeito e as circunstâncias do meio social (in Sampaio, 2004; p. 1).
Na Epistemologia Convergente os fatores afetivos e sociais possuem uma grande influência no desenvolvimento/ aprendizagem do ser humano. Por isso a ligação de Visca com S. Freud, Piaget e Psicologia Social de Enrique.
Sugiro que leiam o artigo (bem simples e explicadinho):
“Abordagem da Epistemologia Convergente; Uma Abordagem Nascida no Movimento da Psicopedagogia Argentina de Jorge Visca” por Hiran Pinel e Paulo Roque Colodete
Nenhum comentário:
Postar um comentário